ÁREA DE ACESSO

Login: Senha:
Empresa:


ATENDIMENTO

(19) 3746-7500 CAMPINAS - SP

(16) 3629-3773 RIBEIRÃO PRETO - SP
      ACESSE
NOVIDADES
Busca por notícia:    
16/07/2012.: Dilma veta garantia de efeitos jurídicos para documentos digitalizados



A presidente Dilma vetou a equiparação dos documentos digitalizados aos seus originais.

A presidente Dilma Rousseff vetou a equiparação, para fins probatórios, dos documentos digitalizados aos seus originais. Dilma sancionou projeto tratando da elaboração e do arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos, na forma da Lei12.682/2012, mas rejeitou todos os artigos que garantiam o mesmo efeito jurídico aos documentos digitalizados.

De acordo com o Projeto de Lei da Câmara 11/2007, da então deputada Angela Guadagnin (PT-SP), o documento digital e sua reprodução teriam o mesmo valor probatório do documento original, para todos os fins de direito. A proposta também garantia aos documentos digitalizados o mesmo efeito jurídico conferido aos documentos microfilmados.

Na fundamentação dos vetos, com base em parecer do Ministério da Justiça, a presidente afirma que ao regular a produção de efeitos jurídicos dos documentos resultantes do processo de digitalização de forma distinta, os dispositivos ensejariam insegurança jurídica. Além disso, Dilma destaca que o projeto trata de forma assistemática os conceitos de documento digital, documento digitalizado e documento original.

A presidente vetou, ainda, artigos que autorizavam a eliminação de documentos originais e em forma eletrônica, com ressalva para os considerados de valor histórico. Essa previsão, segundo Dilma, não observa o procedimento previsto na legislação arquivística.

Com os vetos, a lei apenas exige que o processo de digitalização empregue certificado digital emitido de acordo com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e que empresas privadas e órgãos públicos adotem sistema de indexação para permitir a conferência da regularidade dos documentos.


Fonte: ABGI - Associação Brasileira do Gerenciamento da Imagem e Informação.



Voltar
CAGEDI/CEMICRES © COPYRIGHT. TODOS DIREITOS RESERVADOS




Não é permitido qualquer tipo de alteração do material retirado do site, tampouco sua reprodução, publicação ou
utilização para qualquer fins, especialmente comerciais. Em caso de dúvida, entre em contato com nosso atendimento.